Pular para o conteúdo

Conheça os tipos de diagnósticos que a Daibes Diagnósticos oferece

TIREOIDE

(Procedimentos invasivos em Tireoide e Órgãos Superficiais/ Ultrassonografia da Tireoide e/ou do Pescoço com Color Doppler/Glândulas Salivares, Parótidas e Submandibulares)

– Procedimentos invasivos em Tireoide e Órgãos Superficiais
PAAF (Punção aspirativa por agulha fina). Guiado por ultrassonografia, o procedimento é realizado com transdutor de alta frequência (entre 7,5 e 16 MHz), requisito necessário para avaliação de órgãos superficiais, com a finalidade de determinar a natureza da lesão. Consiste na introdução de agulha fina, acoplada a seringa, que permite aspirar o material para exame citopatológico. Em nossa clínica os procedimentos invasivos da tireoide e em órgãos superficiais são realizados com a presença do patologista, durante o procedimento, para verificação da celularidade necessária para o diagnóstico.
– Para este exame, além do procedimento de punção, será realizado e cobrada pelo laboratório o procedimento realizado para o diagnóstico laboratorial.
– Este procedimento é realizado somente com pedido médico.
-Recomendações/Preparo
Caso paciente esteja utilizando medicamentos para anticoagulação, deve comunicar ao seu medico assistente que prescreveu, sobre a realização do procedimento sobre a necessidade de ser suspenso, e orientado quanto ao tempo , além de nos comunicar no momento do agendamento da punção/biopsia.
– Ultrassonografia da Tireoide e/ou do Pescoço
Procedimento realizado com transdutor de alta frequência (entre 7,5 e 16 MHz), requisito necessário para avaliação de órgãos superficiais. Esse exame consiste no estudo da glândula tireoide, de nódulos e demais patologias bem como das relações com estruturas adjacentes.
– Ultrassonografia da Tireoide e/ou do Pescoço com Color Doppler
Procedimento realizado com transdutor de alta frequência (entre 7,5 e 16 MHz), requisito necessário para avaliação de órgãos superficiais. O exame com Color Doppler consiste no estudo da vascularização da glândula e das lesões detectadas durante o exame. Recomendação: Trazer os exames anteriores da região para fins comparativos e de evolução.
– Ultrassonografia das Glândulas Salivares, Parótidas e Submandibulares
Procedimento realizado com transdutor de alta frequência (entre 7,5 e 16 MHz), requisito necessário para avaliação de órgãos superficiais.
Recomendação: Trazer os exames anteriores da região para fins comparativos e de evolução.

ABDOME

(Ultrassonografia do Abdome total/ Abdome Superior/ Parede Abdominal/ Região Inguinal Masculina e Feminina (pesquisa de hérnias)/ Vias Urinárias (Rins, Ureteres, Bexiga)

– Ultrassonografia do Abdome total
Preparo: Após Jejum de 8 horas, pode-se beber chá, café ou suco, e comer 2 (duas) torradas ou 2 (dois) cream crackers puros – não utilizar manteiga, derivados do leite ou qualquer outro tipo de creme. Tomar 4 copos d’água 40 minutos antes do horário do exame. Recomendação: Trazer os exames anteriores da região para fins comparativos e de evolução.
– Ultrassonografia do Abdome Superior
Preparo: Após Jejum de 8 horas, pode-se beber 1 (uma) xicara de Chá, café ou suco, e comer 2 (duas) torradas ou 2 (dois) cream crackers puros – não utilizar manteiga, derivados do leite ou qualquer outro tipo de creme. Não há necessidade de encher a bexiga Recomendação: Trazer exames anteriores da região para fins de comparação e evolução.
– Ultrassonografia de Vias Urinárias (Rins, Ureteres, Bexiga)
Preparo: Tomar 4 a 5 copos d’água 40 minutos antes do horário do exame. Recomendação: Trazer os exames anteriores da região para fins comparativos e de evolução.
– Ultrassonografia de Parede Abdominal
Procedimento realizado com transdutor de alta frequência (entre 7,5 e 16 MHz), requisito necessário para avaliação de órgãos superficiais, permitindo a avaliação de lesões de parede, bem como de hérnias da parede. Preparo: Tomar 4-5 copos dágua 40 min. Antes do horário do exame. Recomendação: Trazer os exames anteriores da região para fins comparativos e de evolução.
– Ultrassonografia da Região Inguinal Masculina e Feminina (pesquisa de hérnias)
Procedimento realizado com transdutor de alta frequência (entre 7,5 e 16 MHz), requisito necessário para avaliação de órgãos superficiais, permitindo a avaliação da presença de hérnias. Preparo: Tomar 4-5 copos dágua 40 min antes do horário do exame. Recomendação: Trazer os exames anteriores da região para fins comparativos e de evolução.

PELVE MASCULINA

( Pelve masculina / Próstata suprapúbica / Próstata transretal / Testículos com color Doppler / Biópsia de próstata )

– Ultrassonografia da Pelve Masculina e Próstata Suprapúbica
Consiste em visualizar a próstata, as vesículas seminais e a bexiga com transdutor para o estudo de órgãos profundos. Preparo: Tomar 4 a 6 copos d’água 40 minutos antes do horário agendado para o exame. Recomendação: Trazer os exames anteriores da região para fins comparativos e de evolução.
– Ultrassonografia da Próstata via Transretal
Consiste na introdução de transdutor endocavitário através do reto para estudo da próstata, ductos deferentes, e vesículas seminais. Preparo: Não há. Recomendação: Trazer os exames anteriores da região para fins comparativos e de evolução.
– Color Doppler de Testículos
Procedimento realizado com transdutor de alta frequência (entre 7,5 e 16 MHz), requisito necessário para avaliação de órgãos superficiais. Recomendação: Trazer os exames anteriores da região para fins comparativos e de evolução.
– Biópsia de Próstata
Realizada a colheita do material em centro cirúrgico sob sedação/anestesia. O acompanhamento do paciente pré, durante, e pós procedimento pode ser realizado pela nossa equipe ou a critério do paciente, pelo seu médico assistente.
O preparo quanto a medicamentos e demais orientações incluindo os exames necessários para o procedimento são realizados em conjunto pelo urologista e médicos assistentes do paciente.

MAMA

Ultrassonografia de mamas, axilas, procedimentos invasivos de mamas para diagnósticos, marcações pré operatórias e intra operatórias de lesões das mamas)

– Procedimentos Invasivos em Mama
Punções, biópsias, marcação de lesão pré operatória. São guiados por ultrassonografia. e realizados com auxílio de transdutor de alta frequência (entre 7,5 e 16 MHz), requisito necessário para avaliação de órgãos superficiais.
– Ultrassonografia das Mamas A ultrassonografia é indicada como complemento dos achados das alterações evidenciadas na mamografia, ou, no caso de nódulos palpáveis, ou se houver indicação do médico assistente. Procedimento realizado com transdutor de alta frequência (entre 7,5 e 16 MHz), requisitos necessários para avaliação de órgãos superficiais.
Recomendações: De acordo com o Colégio Brasileiro de Radiologia (CBR), informamos que, para realização do exame de ultrassonografia das mamas, é necessário, em pacientes com 40 anos ou mais, trazer mamografia recente, além dos demais exames de mama que possuir. Demais pacientes, trazer os últimos exames de mama que possuírem (ultrassonografia, ressonância magnética e mamografia), para fins de evolução e comparação.
– Localização Peroperatória e Intra Operatória de Lesões da Mama Consiste em auxilio ultrassonográfico peroperatório em centro cirúrgico quando solicitado pelo médico cirurgião assistente para localização das lesões da mama

PELVE FEMININA

(Ultrassonografia da Pelve Feminina supra púbico/ Transvaginal Simples ou com Color Doppler)

– Ultrassonografia da Pelve Feminina (suprapúbico) Avaliação de útero e anexos. Preparo: Tomar 4 a 6 copos d’água 40 minutos antes do horário do exame. Recomendação: Trazer os exames anteriores da região para fins comparativos e de evolução.
– Ultrassonografia Transvaginal Simples ou com Color Doppler Consiste na introdução de transdutor endocavitário para o estudo dos órgãos pélvicos femininos. Recomendação: Trazer os exames anteriores da região para fins comparativos e de evolução.

MÚSCULOS E ARTICULAÇÕES

Procedimento realizado com transdutor de alta frequência (entre 7,5 e 16 MHz), requisito necessário para avaliação de órgãos superficiais. Recomendação: Trazer os exames anteriores da região para fins comparativos e de evolução.

PROCEDIMENTOS

Termo Ablacao de nodulos de Tireoide, Paratireoide e estruturas cervicais.

A ablacão térmica de nódulos de tireoide seja por Radiofrequência, Microwave ou laser, é um procedimento multidisciplinar, que envolve , radiologistas, cirurgões de cabeça e pescoço, endocrinologistas e patologistas, que atuam em conjunto desde o início na indicação, avaliação por imagem e citopatológica prévias ao procedimento, até os cuidados per e pós procedimento da ablação.
O procedimento é realizado por radiologistas especializados de nossa equipe, sob anestesia local e leve sedação, em “Day Hospital”.
Disponibilizamos ainda a realizacao do procedimento para a equipe do cirurgiao de cabeça e pescoço responsavel pelo paciente.